RECEITAS TRADICIONAIS ALENTEJANAS
RECEITAS TRADICIONAIS DO ALENTEJO
Este e o nosso blog de receitas
Noutros tempos a alimentação das famílias estava limitada ao que era cultivado, para além de que o trabalho exigia muito esforço físico e as refeições tinham alto valor calórico. Com o passar dos anos e com a mudança de hábitos da sociedade as necessidades nutricionais foram-se alterando, daí que podemos e devemos manter a nossa tradição, embora tenhamos de fazer algumas modificações, quer a nível da confeção de alguns pratos tradicionais, quer a nível da frequência com que os consumimos (não mais do que duas vezes por mês).
A prática de uma alimentação saudável está indicada para todos os que valorizam a saúde. Se a alimentação for correta, constitui um pilar fundamental na prevenção e controlo de algumas patologias, como é o caso da obesidade, diabetes tipo 2, hipertensão arterial e doenças cardiovasculares.
Uma alimentação pobre em açúcares, rica em fibras e produtos hortícolas, com pouco sal e com poucas gorduras é extremamente importante para quem quer ter um estilo de vida saudável.
Comer de forma saudável é, não só diversificar o método de confeção, mas também respeitar tradições gastronómicas da região e outras características físicas e sociais da população. Deve ter-se sempre em consideração, por um lado as necessidades nutricionais dos indivíduos aos quais se destina e por outro as especificidades de cada alimento.
É de extrema importância que todos os nutrientes sejam fornecidos com equilíbrio. Regra geral, metade do nosso prato deve conter produtos hortícolas, um quarto deve conter cereais e derivados, tubérculos e o outro quarto do prato deve ser composto por carne, pescado ou ovo. Esta é uma regra de alimentação saudável essencial e que podemos perfeitamente cumprir consumindo receitas tradicionais, mesmo que estas sofram pequenas alterações.
CONSELHOS PARA TORNAR AS RECEITAS MAIS SAUDÁVEIS
Quando a receita não contém produtos hortícolas pode acompanhar com salada ou legumes cozidos;
Evite os refogados e os guisados, opte por colocar todos os alimentos em cru ao mesmo tempo;
Prefira as receitas em que os alimentos são cozidos, grelhados ou estufados;
Utilize ervas aromáticas e diminua a quantidade de sal utilizada;
Retire as gorduras visíveis à carne e a pele das aves e do peixe;
Opte sempre por consumir carnes magras;
Diminua as quantidades de gordura que adiciona aos alimentos quando tempera e quando cozinha;
Em vez de utilizar a gordura de confeção das carnes, deve usar o azeite;
Prepare marinadas (vinho branco, ervas aromáticas, etc.) para que os alimentos fiquem mais saborosos;
Para a confeção de sopas e outros cozinhados evite o uso de caldos concentrados.
-------------------------------------------------------------------------------------------------------
PRIMEIRA RECEITA NA PROXIMA POSTAGEM (SUIGAM O NOSSO BLOG)

Comentários
Postar um comentário